1 de set. de 2023

As legiões e falanges da Umbanda

  


   Aprendemos no artigo anterior que cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe, cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

   Agora apresentaremos as linhas e seus Orixás com os seus respectivos chefes de legiões.

  • OXALÁ (ou ORIXALÁ): (ORI = Luz, Reflexo; XA = Senhor, Fogo; LÁ = Deus, Divino) Portanto, A LUZ DO SENHOR DEUS.

   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxalá:
  1. Repres. da vibração espiritual: Caboclo Urubatão da guia
  2. Intermediário para Ogum: Caboclo Guaracy
  3. Intermediário para Oxóssi: Caboclo Guarani
  4. Intermediário para Xangô: Caboclo Aymoré
  5. Intermediário para Yorimá: Caboclo Tupy
  6. Intermediário para Yori: Caboclo Ubiratan
  7. Intermediário para Yemanjá: Caboclo Ubirajara

  •  OXOSSI: (OX = Ação ou Movimento; O = Círculo; SSI = Viventes da Terra), Portanto, A POTÊNCIA QUE DOUTRINA, O CATEQUIZADOR DE ALMAS.

   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxossi:

  1. Repres. Da Vibração Espiritual: Caboclo Arranca Toco
  2. Intermediário Para Ogum: Caboclo Araribóia
  3. Intermediário Para Oxalá: Caboclo Arruda
  4. Intermediário Para Xangô: Caboclo Cobra-Coral
  5. Intermediário Para Yorimá: Caboclo Tupinambá
  6. Intermediário Para Yori: Cabocla Jurema
  7. Intermediário Para Yemanjá: Caboclo Pena-Branca

  •  OGUM: (OG = Glória, Salvação; AUM = Fogo, Guerreiro) Portanto,O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR, O FOGO DA GLÓRIA.

   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Ogum:

  1. Repres. da Vibração Espiritual: Caboclo Ogum Dilê
  2. Intermediário para Oxalá: Caboclo Ogum Matinata
  3. intermediário para Oxossi: Caboclo Ogum Rompe-Mato
  4. intermediário para Xangô: Caboclo Ogum Beira-Mar
  5. intermediário para Yorimá: Caboclo Ogum De Malé
  6. intermediário para Yori: Caboclo Ogum Megê
  7. intermediário para Yemanjá: Caboclo Ogum Yara

  •  XANGÔ: (XA = Senhor, Dirigente; ANGÔ =: Raio, Alma) Portanto, O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS

   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Xangô:
  1. Repres. da vibração espiritual: Caboclo Xangô Kaô
  2. intermediário para Oxalá: Caboclo Xangô Pedra-Branca
  3. intermediário para Oxossi: Caboclo Xangô Agodô
  4. intermediário para Ogum: Caboclo Xangô Sete Montanhas
  5. intermediário para Yori: Caboclo Xangô Sete Cachoeiras
  6. intermediário para Yorimá Caboclo Xangô Pedra-Preta
  7. intermediário para Yemanjá: Caboclo Xangô Sete Pedreiras
  • YORIMÁ: (YO = Potência, Ordem, Princípio; RI = Reinar, Iluminado; MÁ = Lei, Regra) Portanto, PRINCÍPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI
   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yorimá:

  1. Repres. da Vibração espiritual : Pai Guiné
  2. intermediário para Oxalá: Pai Tomé
  3. intermediário para Oxossi: Pai Joaquim
  4. intermediário para Ogum: Pai Benedito
  5. intermediário para Xangô: Vovó Maria Conga
  6. intermediário para Yori: Pai Congo D'aruand
  7. intermediário para Yemanjá: Pai Arruda

  •  YORI: (YO => Potência, Ordem, Princípio; RI => Reinar, Iluminado; ORI => Luz, Esplendor) Portanto, POTÊNCIA DOS PUROS OU DA PUREZA

   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yori:

  1. Repres. da vibração espiritual: Tupanzinho
  2. intermediário para Oxalá: Ori
  3. intermediário para Oxossi: Damião
  4. intermediário para Ogum: Yari
  5. intermediário para Xangô: Doum
  6. intermediário para Yorimá: Cosme
  7. intermediário para Yemanjá: Yariri
  • YEMANJÁ: (YE => Mãe, Princípio Gerante; MAN => O Mar, A Água, Lei das Almas; YÁ => Matriz, Maternidade) Portanto, A SENHORA DA VIDA
   Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yemanjá:
    1. Repres, vibração espiritual: Cabocla Yara
    2. intermediário para Oxalá: Cabocla Estrela Do Mar
    3. intermediário para Oxossi: Cabocla Indaiá
    4. intermediário para Ogum: Cabocla Do Mar
    5. intermediário para Xangô: Cabocla Iansan
    6. intermediário para Yorimá: Cabocla Nanã Burukun
    7. intermediário para Yori: Cabocla Oxum

1 - Linha de Oxalá

   Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar.

   É a luz refletida que coordena as demais vibrações.

   As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "Chefia de Cabeça".

 2 - Linha de Iemanjá

  Essa linha é também conhecida como Povo d'Água. Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena.

  Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha.

 3 - Linha de Xangô

  Xangô é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual. Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça.

  Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras.

 4 - Linha de Ogum

  A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques conseqüentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida.

  É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade.

 Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.

 5 - Linha de Oxossi

  A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

 Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.

 6 - Linha de Yori

  Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos.

 Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.

 7 - Linha de Yorimá

 Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações.

 São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos Velhos ensinando e praticando as verdadeiras "mirongas".

 Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.

 Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo.

 Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias"- o seu braço direito.

 Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade. 

Os guias e as 7 Linhas

 Os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças, que fazem parte da chamada Corrente Astral de Umbanda, trabalham dentro de uma das Sete Linhas de Umbanda: Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yorimá, Yori e Yemanjá.

 Os Caboclos que trabalham nos terreiros são das seguintes Linhas: 

  • Orixalá (estes não incorporam, somente passam vibrações), Ogum, Oxossi, Xangô e Yemanjá;
  • Os Pretos-Velhos são da Linha de Yorimá;
  • As Crianças da Linha de Yori.

  Como descrito na 1º tabela, a linha se divide hierarquicamente em vários graus.

  Nos terreiros, em geral trabalha-se com Protetores de 5º, 6º e 7º Grau.

  Para se trabalhar com Guia (4º Grau) é exigida muita experiência e devoção por parte do médium.

  Raras (praticamente impossíveis) são as incorporações de Orixás Menores (1º, 2º e 3º Grau), que necessitam de um médium muitíssimo preparado, corrente mediúnica segura, um terreiro limpo no físico, astral e mental, e ausência de obsessores até mesmo vindo da assistência.

  É impossível a incorporação de Orixás Maiores.

  Os espíritos militantes da Umbanda só usam os mesmos nomes dos seus Chefes Principais, até quando são do 4º Grau, quer dizer, até quando são Guias (Chefes de Grupamento).

  Daí para baixo, até o 7º Grau não seguem esta regra, variando seus nomes mas tendo a mesma ligação afim.

  E assim, terminamos o nosso bate papo de hoje, falamos um pouco das 7 linhas de umbanda e a sua hierarquia, aprendemos que na umbanda tudo segue uma ordem, e essa ordem é que é a responsável para que os nossos trabalhos sejam sempre coroados e êxito.

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