3 de set. de 2023

O Panteão espiritual da Casa de Mina

  

  Primeiro é necessário explicar o que é Panteão, peço licença aos leitores que ja conhecem o significado da palavra, para me dirigir aos que ainda não sabem, ou aos que assim como eu descobriram ha pouco tempo.

 Segundo o Dicionário Aurélio de Lingua portuguesa, a palavra Panteão siguinifica: " Conjunto dos deuses de uma religião politeísta".

  Ou seja, todo o conjunto de divindades reverenciadas e cultuadas por uma nação que tem seu credo em diversas deidades (Politeísmo).

  Agora que já entendemos o que é Panteão, vamos continuar o nosso estudo.

 O Panteão da Casa das Minas

  Que a Casa das Minas não deu origem a mais nenhuma casa de culto (Não filhou, como se diz no meio religioso), é um saber notório, mas, o que muita gente não sabe, é que sua estrutura organizacional e o  seu Panteão, tem servido de modelo para muitas outras casas de culto.  

  1 - Os Voduns

  Deuses do povo Fon ou Jeje, são forças primordiais da natureza ou antepassados humanos divinizados.

  Vejamos como se configura o Panteão de divindades da Casa das Minas de acordo com cada família.

  • Família de Davice.
  • Família de Dambirá.
  • Família de Savaluno.
  • Familia de Queviossô.

 Alguns voduns jovens chamados Toqüéns ou Toqüenos cumprem a função de guias, mensageiros, ajudantes dos outros voduns.

  Nos clãs de Queviossô e Dambirá são os  voduns mais jovens que desempenham esse papel.

  São eles que "vêm" na frente e chamam os outros.  Têm cerca de quinze anos de idade, podendo ser masculinos ou femininos, pertencendo a maioria à família de Davice.

   2 - As Princesas meninas (Tobóssis)

  Fazem também parte do panteão da Casa das Minas as Tobóssis, divindades infantis femininas, consideradas filhas dos voduns, recebidas pelas dançantes com iniciação plena, as chamadas Vodúnsi-gonjaí.

   É muito triste se dizer que as "meninas princesas", não vêm mais nos tambores de mina, pois com o falecimento das últimas Vodúnsi-gonjaí, grande parte do processo iniciatório se perdeu de modo que não houve mais  quem pudesse atingir o grau completo de gonjaí (Senioridade).

   Em diferença aos Voduns, que podem se manisfestar em qualquer adepto, as  Tobóssis na Casa das minas, são entidades unica e exclusivamente de suas "Gonjaí", e com a morte da mesma, não se incorpora em mais ninguém.

   3 - Os Voduns e sua famílias

   Os voduns cultuados na Casa das Minas estão agrupados nas seguintes famílias:

   Familia de Davice  - Reúne os Voduns da Família Real de Abomey, no antigo Daomé, atual Benin, e é formada pelos seguintes Voduns:
  • Nochê Naê, Mãe Naê - A vodum mais velha e ancestral mítica do clã.
  • Zomadônu - O dono da Casa das Minas e chefe de uma das linhagens da família de Davice.  Rei e pai dos toqüéns Toçá e Tocé (gêmeos), Jagoboroçu (Boçu) e Apoji. Zomadônu é filho de Acoicinacaba.
  • Acoicinacaba (Coicinacaba) - Pai de Zomadônu e filho de Dadarrô.
  • Dadarrô - Chefe da primeira linhagem da família; Vodum mais velho da família de Davice.  Casado com Naedona e pai de Acoicinacaba, portanto, avô de Zomadônu. É pai de SepazimDoçu, Bedigá, Nanim e Apojevó. Representa o governo e é protetor dos homens de dinheiro. 
  • Naedona (Naiadona ou Naegongom) - Esposa de Dadarrô e mãe de Sepazim, Doçu, BedigáNanim e Apojevó.
  • Arronoviçavá - Irmão de Naedona, é cambinda (mas segundo a tradição de outras casas, é considerado Jeje).
  • Sepazim - Princesa casada com Daco-Donu, com quem teve um filho chamado Tói Daco, que é toqüém.
  • Daco-Donu - Marido de Sepazim, pai de Daco.
  • Daco - filho de Sepazim e Daco-Donu. É Toqüém.
  • Doçu (Doçu-Agajá, Maçon, Huntó ou Bogueçá) - Jovem cavaleiro, boêmio, poeta, compositor e tocador.  Pai dos três toqüéns Doçupé, Nochê Decé e Nochê Acuevi.
  • Doçupé - filho de Doçu. Toqüém.
  • Nochê Decé - filha de Doçu. Toqüém.
  • Nochê Acuevi - filha de Doçu. Toqüém.
  • Bedigá - Também cavaleiro como o irmão Doçu, aceitou a coroa do pai Dadarrô que Doçu tinha recusado, protetor dos governantes, advogados e juízes.
  • Apojevó - Filho mais novo de Dadarrô. è Toqüém.

  • Nochê Nanim (Ananim) - Filha adotiva de Dadarrô, criou Daco (neto de Dadarrô) e Apojevó (seu irmão mais novo).


    Família de Savaluno - É uma família de Voduns amigos de Davice, não são Jeje, e são hóspedes na Casa das Minas.
  • Topa - um Vodum solitário, o qual tem mais dois irmãos, Agongono e Zacá.
  • Zacá (Azacá) - Vodum caçador.
  • Agongono - Vodum que se relaciona com os astros; amigo de Zomadônu e pai de Jotim.
  • Jotim - filho de Agongono. É Toqüém

   Família Dambirá - Reúne os Voduns da terra, estão ligados as doenças e as curas.

  • Acóssi Sapatá (Acóssi, Acossapatá ou Odan) - Curador e cientista, conhece o remédio para todas as doenças. Ficou doente também por tratar os enfermos.  Pai de Lepom, Poliboji, Borutoi, Bogono, Alogué, Boça, Boçucó e dos gêmeos Roeju e Aboju.
  • Azile - Irmão de Acóssi. Também é doente.
  • Azonce (Azonço, Agonço ou Dambirá-Agonço) - irmão de Acóssi e Azile, o único que não é doente.  É velho e é Nagô.  Pai de Euá.
  • Euá - Filha de Azonce, também é Nagô.
  • Lepom - Filho mais velho de Acóssi.  Vodum velho.
  • Poliboji - também vodum velho.
  • Borutoi (Borotoe ou Abatotoe) - Vodum velho.  Usa bengala.
  • Bogono (Bogon ou Bagolo) - diz-se que se transforma em sapo.
  • Alogué - diz-se que é aleijado.
  • Boça (Boçalabê) - Mocinha alegre, está sempre com o irmão Boçucó. Toqüém.
  • Boçucó - outro dos irmãos mais novos. Toqüém.
  • Roeju e Aboju - irmãos gêmeos. Ambos toqüéns.

   Família de Queviôsso - Embora não sejam Orixás, é uma família considerada Nagô (Somente Nanã é cultuada em candomblés de Orixás, juntamente com seus filhos Omulu e Oxumarê, incorporados ao Panteão Yorubá desde a África).

  • Nanã (Nanã Biocã, Nanã Burucu, Nanã Borocô ou Nanã Borotoi) - Diz-se que é de Davice mas auxilia QueviossôÉ a Nagô mais velha, a que trouxe os outros.
  • Naité (Anaité ou Deguesina) - Mulher velha que representa a lua.
  • Vó Missã - É a velha que resolve tudo entre os Nagôs.
  • Nochê Sobô (Sobô Babadi) - Considerada mãe de todos os Voduns de Queviossô (Badé, Lissá, Loco, Ajanutoi, Averequete e Abé), representa o raio e o trovão.
  • Badé (Nenem Quevioçô) - Representa o corisco, equivalente a Xangô entre os Nagôs.  É mudo e se comunica por sinais.
  • Lissá - Vodum dos astros, representa o sol, é  vadio e anda muito. Também é mudo.
  • Loco - representa o vento e a tempestade.  Também é mudo.
  • Ajanutoi - É surdo-mudo e não gosta de crianças.
  • Abé - Vodum dos astros, como Loco, representa o cometa, uma estrela caída nas águas do mar.  Vodum jovem e mulher.  Uma dos poucos do clã que falam.  É toqüém. Corresponde ao orixá Iemanjá dos Nagôs.
  • Averequete (Verequete) - Também fala e é toqüém.
   Também há dois Voduns amigos da família de Queviôsso que tomam conta dos filhos de Dambirá que são eles:
  • Ajautó de Aladá (Aladanu) - Amigo da casa. Pai de Avrejó. É velho e usa bengala. Ajuda Acóssi, que é doente. Mora com o povo de Queviossô. É rei Nagô, protetor dos advogados.
  • Avrejó - Filho de Ajautó. Toqüém.
   Não podemos nos esquecer de Avie Vodum, Deus Supremos dos Voduns, como Oludumaré ou Olorum, Deus Supremos dos Yorubás.
   Avie Vodum está inacessivel e inalcançável, sendo por isso, pouco lembrado pelos devotos e não tendo um culto específico.

   4 - Legbá ou Legbará

 Conhecido nas religiões Afro-brasileiras como "Exu", é uma divindade que assume podemos dizer na falta de uma melhor tradução, a função de um trapaceiro. Não é cultuado na Casa das Minas, onde o identificam com o mal.
  Não é aceito como mensageiro como em outras casas, função essa realizada pelos Tóquem.
  Mesmo não tendo um culto próprio, se observa certos rituais ligados a Legbá, tais como certas cantigas para que Legbá se afaste pouco antes de se começarem os rituais.

   Conclusão

   Há outros voduns do tambor-de-mina que não aparecem nesta classificação por não serem referidos na Casa das Minas, mas que são cultuados em outros terreiros, como Boço Jara, Xadantã e Vondereji presentes na Casa de Nagô, mais essa parte por enquanto fica para um outro artigo.
  E é isso aí meus amigos, agora temos uma visão mesmo que seja superficial do Panteão da Casa das Minas. Um abraço carregado de Axé para todos vocês!
  

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